VEJA 5 DICAS DE COMO DRIBLAR A TPM!




Você sabia que essa Tensão Pré Menstrual pode atingir cerca de 80% das mulheres?

Ela é causada basicamente pelas oscilações hormonais deste período do ciclo menstrual. Os sintomas podem variar de mulher para mulher (os mais comuns: cólica, inchaço, oscilações de humor, até choros sem motivo).

Aí vão algumas dicas de como “driblar” essa tal de TPM:

1. Alimentação

Cuide da alimentação: durante este período alguns alimentos de certa forma podem aliviar os sintomas emocionais e melhoram a sensação de inchaço. Alimentos como a aveia; alimentos ricos em ômega 3 e zinco como peixes (principalmente o salmão); as frutas, principalmente o limão e o abacaxi; oleaginosas (sementes e gordura “boa”), sempre com ingestão com parcimônia; laticínios com pouca gordura (ricos em cálcio); fibras e hortaliças (principalmente as verde escuras – ricas em magnésio, ferro e potássio).

2. Chocolate

Não podemos esquecer do queridinho chocolate, idealmente o amargo, por não elevar tanto os níveis glicêmicos; ele é um potente liberador de serotonina por isso nos sentimos atraídas a consumi-los!

3. Água

É importante beber bastante água (ideal 8 copos de 200ml ao dia), além de poder consumir chás de camomila ou hibisco que também ajudam na retenção líquida bem comum deste período.

4. Atividade Física

Os benefícios da atividade física contribuem para o equilíbrio hormonal, aumentam a autoestima, reduzem os sintomas de irritação, aliviam o stress e o desconforto abdominal. Sabemos que é difícil, mas este sim é milagroso para os sintomas da TPM!

5. Relaxar e fazer o que você gosta

Tire um tempo para tomar um banho mais demorado, se tiver vontade de comer algo diferente, permita-se. Cuide de você, sinta-se bem com uma roupa bacana, assista o seu filme favorito e descanse.


Se os sintomas passarem a influenciar na sua vida de forma mais presente e ativa, não se desespere converse com seu ginecologista, pois em alguns casos está indicado o tratamento específico. E ele pode ser mais comum do que você imagina.

E você? Como dribla os sintomas da TPM?